domingo, junho 20, 2010

Escrevei para entendê-las...

Seria de se esperar, com base na boa e velha lógica, que um cara que tem uma maioria de amigas, e poucos amigos, como é o caso deste que aqui digita seus confusos pensamentos, tivesse à sua disposição um panorama ilustrativo do universo feminino e melhores condições de entender como funciona a mente (e, muito mais importante, a alma) dessas fascinantes e enlouquecedoras (no bom e no mau sentido) representantes da metade da humanidade dotada de ovários. Acontece que, como em tudo relacionado às mulheres, a lógica simplesmente não funciona nesse caso.

Não espero que ajam com perfeita coerência, primeiro porque isso tiraria delas a natureza emotiva que é em grande parte a responsável por torná-las tão interessantes, e, segundo, porque acho que ninguém deveria exigir de outrem algo que também não é capaz de fazer, mas será que mexeria com a ordem do universo se existisse pelo menos uma que não agisse sempre de maneira tão estapafúrdia que, por totalmente imprevisível, acabasse se tornando previsível? (Pois, depois de um certo número de vezes ficando perplexo com os atos delas, você acaba compreendendo que só precisa perguntar-se qual seria a conduta mais absurda e sem sentido imaginável numa determinada situação, e sempre esperar isso delas. E pronto: não será mais pego de surpresa.) Sairiam os planetas de suas órbitas se porventura aparecesse uma única mulher que sentisse ao menos um pequeno desconforto cada vez que fizesse uma promessa solene para depois não a cumprir, em vez de aparentemente considerar isso uma prerrogativa de seu sexo? Ou que, antes de fazer promessas, tirasse um instante para se perguntar se iria ou não cumpri-las e, em caso negativo, não prometesse?

Quando eu tinha uns 13 anos, apareceu no meio da minha turma da escola uma publicação muito interessante que circulou de mão em mão, apenas entre os garotos - não, não era revista de sacanagem. Tratava-se de um livrinho que se propunha a ensinar macetes de como conquistar as garotas. Pouco lembro do que li nele, e o que lembro me parece, hoje em dia, ser um apanhado de coisas que não iam muito além do simples bom senso (não que, naquela idade, nós tivéssemos algum). Mas lembro que o livro era salpicado de frases de efeito, e, como na época eu já era maníaco por citações, algumas me ficaram na memória. Uma delas dizia que as mulheres são tanto melhor amadas quanto pior compreendidas. Só muitos anos depois é que eu fui perceber toda a verdade que existe por trás desse pequeno e aparentemente absurdo aforismo.

Pois a verdade, meus caros (e agora dirijo-me aos meus colegas usuários de Prestobarba) é que as meninas não querem ser compreendidas. Ou melhor, até querem, mas só pelos amigos. Não se esforce para entendê-las: de qualquer forma, é pouco provável que consiga, e, se conseguir, isso só fará com que elas deixem de vê-lo como um ente masculino - você vai virar um amigo, e, para a mulher, amigo é um ser assexuado. Um homem pode vir a apaixonar-se por uma amiga, mas nunca o contrário: para uma mulher, a partir do momento em que ela passar a te considerar um amigo, qualquer possibilidade de algo mais definitivamente morreu. Para nós, a companheira desejada é uma em quem confiemos; para elas, nada existe de mais antiafrodisíaco que confiança. Isso é o que faz o cara cafajeste tão irresistível e o sincero tão sem graça. Pessoalmente, penso que a namorada, companheira, amante, esposa adequada (e notem que eu não disse "ideal", pois isso não existe) seria aquela que, além de ser todas essas coisas, fosse também minha melhor amiga, a pessoa que tivesse prioridades e interesses semelhantes aos meus, que desse importância às mesmas coisas que eu, com quem eu pudesse conversar sobre tudo, de quem eu não guardasse nenhum segredo, cuja companhia eu achasse mais divertida que a de qualquer "mano", e que me entendesse. Já para as garotas, parece ser impossível conciliar romance e sexo com esse tipo de cumplicidade: para elas, as duas áreas são incomunicáveis. Não se misturam, são água e óleo. Um cara é para namorar e transar, outro é para conversar, fazer coisas juntos, trocar desabafos, dar apoio. Os dois são necessários, mas não podem ser a mesma pessoa: um que sirva no primeiro campo fica inelegível para o segundo, e vice-versa. Assim funciona a cabeça feminina - detalhes ou motivos, eu não sei. Acho que elas também não.

Num de seus mais belos poemas, o grande Olavo Bilac diz que "ouve estrelas", e finaliza assim: "Direis agora: 'Tresloucado amigo! / Que conversas com elas? Que sentido / Tem o que dizem, quando estão contigo?' / E eu vos direi: 'Amai para entendê-las! / Pois só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas.'" Não sei até que ponto amar pode ajudar a entender seja o que for, e uma das vantagens de ser poeta é estar dispensado de ser fiel aos fatos (é a famigerada "licença poética"), mas, num primeiro momento, pareceu-me que escrever a respeito - já que escrever sempre me ajuda a organizar os pensamentos - poderia me fazer chegar um pouco mais perto de entender esses seres maravilhosos e enfurecedores chamados mulheres. Ledo engano: entendê-las não é possível, e, se o fosse, não serviria para nada. Compreendidas ou não, elas continuariam prometendo e não cumprindo, desejando coisas e temendo-as ao mesmo tempo, buscando seus sonhos com persistência e coragem que nós homens nunca conseguiríamos igualar e, ao se verem cara a cara com a possibilidade da realização do sonho, virando as costas e fugindo. De qualquer forma, as estrelas, apesar de "femininas", são interlocutoras bem mais acessíveis!

5 comentários:

Aline Valek disse...

Fico até comovida de ler um texto tão bem escrito e formulado do início ao fim como esse. Vc devia escrever mais frequentemente (olha quem fala) acredite, isso ia me fazer um bem imenso e me inspirar sempre (egoísta mesmo).

Quanto às mulheres, tenho que concordar em tudo a respeito da imprevisibilidade. No entanto, acredito que essa seja uma característica humana, no geral. HOmens e mulheres são igualmente emotivos e racionais, evoluímos do mesmo macaco. E seus colegas de Prestobarba também me surpreendem, viu. Sinto a mesma dificuldade de decifrá-los, será que não tem um caderninho tipo esse dos seus tempos de escola que pudesse me ajudar? hahahha

Mas pra mim esse é o tesão da coisa.HOmens e mulheres nunca vão se entender, eles mal conseguem entender a si mesmos. Juro pra vc, essa imprevisibilidade não é de propósito! rs

Compartilho da sua ideia de que cumplicidade (aquela, dos amigos) super combina com sexo e romance. Mas tenho que discordar quando você diz de forma um tanto generalizada que "para a mulher, amigo é um ser assexuado". Sei que existe mulher que tem essa frescurinha de dizer que "aaah, não vou ficar com ele, ele é meu amigo" (pra essas eu respondo: "ueh, e vc por acaso vai ficar com quem? com seu inimigo??"), mas o buraco é mais embaixo.

Existem dois tipos de homens: aqueles que nos dão tesão, e aqueles que não dão. Esse negócio de "tem homem pra ser amigo, e homem pra transar" é conversinha, mera embalagem para um falso moralismo. Ok, muita mulher pensa assim mesmo, não saíram de 1865, mas muita tbm não pensa (e por acaso eu sou uma delas)

Pode acontecer que eu tenha aquele super amigo e não sinta o menor tesão por ele. Da mesma forma que pode ter um cara que não é meu amigo, eu só cumprimento e olhe lá, e tbm não sinto o menor tesão. Normal, ué. Mas pode acontecer de eu ter aquele amigão que eu seja doida para dar... um beijo. Também é normal, claro. Até compreensível: quando vc começa a ter intimidade com a pessoa, começa a gostar de mtas coisas nela... É mais fácil ter tesão por alguém que vc conhece melhor, né?

Às vezes no início a gente nem vê o amigo daquela forma, vê como amigo mesmo... Mas aí o cara vai mostrando a pessoa linda que é... E tá lá, te tratando bem, te dando aqueles abraços gostosos (depois de um tempo vc começa a tirar casquinha), aí quando vc menos espera, tá olhando pra ele pensando se ele é tão bom de cama quanto de papo.

Acredite, nada mais excitante que ter um amigo gostoso, inteligente E QUE TE DÁ MOLE. Oh my fucking god.

O problema todo está nesses "moldes" que estabeleceram que homem é assim e mulher assado. Que é o homem que tem segundas intenções com aquela amiga linda. Que mulher vai ver amigo só como amigo mesmo. BULLSHIT!

Maior mentirinha da paróquia.

Mulher sente tesão sim, o problema é achar que recalque e draminha pessoal é bonito PORQUE NÃO É. Se eu pudesse dizer algo para essas meninas, eu diria "minha filha, SE JOGA". Ai, sério. Toda essa repressão sexual me irrita. Sei não, acho que tô numa fase de ser super a favor de relações mais livres, viu. hahahhahaha

Acho que me empolguei no comentário (escrevi aqui bem mais do que escrevi hoje o dia inteiro - e considerando que eu trabalho com a escrita, essa média é desanimadora), mas é sempre bom debater essas questões com um homem que se assume tão sensível, apesar de que para o público masculino em geral isso é negativo. Talvez não tão negativo quanto uma mulher que assuma que sente tesão o tempo inteiro, assim como qualquer homem.

;D

Janice Nunes disse...

Ao ler este texto o que me veio em mente foi o aprendizado do pequeno príncipe, onde “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, eu particularmente acho um grande fardo isto, porém, em parte concordo, pois não temos o direito de ser fútil com o sentimento alheio ou até mesmo com os nossos sentimentos. O que talvez me torne esta grande controvérsia que você cita no seu texto.
Mas também sei que é eterno enquanto dura, e para durar, não podemos racionalizar tanto uma relação. Precisamos arriscar sentir e sentir. Mesmo que isto seja sinônimo de sofrer e sofrer.
Sim, quero um amante à moda antiga, um amigo que eu possa conversar por horas e mesmo assim no final da noite ou no início da manhã eu ainda sinta aquela grande atração por ele e ele por mim. Complicado? Muito! Atualmente, eu diria praticamente impossível.
Talvez, como diria uma velha música eu adore um amor inventado.

Bianca B. disse...

Belíssimas tuas palavras, meu caro Marcos. Concordo em muito com o que a Aline disse. A coisa é bem simples como ela colocou: " existem homens que nos dão tesão e outros que não dão". Agora, no dia em que eu encontrar um amigo gostoso, inteligente - isto é um bocado difícil, uma raça em extinção - e que me dê mole, me jogo ou como diz um amigo, "fecho a conta do bar". Não adianta manual para conquistar as mulheres, meu caro. Todas elas são únicas ainda que se assemelhem em muito. Eu diria que, atualmente, as mulheres, nesta ânsia vã de se igualarem aos homens, buscam ser sensuais de uma maneira vulgar; em sua maioria não desejam mais compromisso sério e se esquecem de que é necessário ter algo entre as orelhas que não seja um rostinho bonito e bem maquiado. Malhar a massa encefálica é dos exercícios mais fundamentais, em minha opinião. Hoje em dia, vejo muitos homens querendo se casar e ter filhos e as mulheres correndo diante desta possibilidade. Para finalizar, já que não me encontro em paz com as palavras nesta madrugada, se tiver algum amigo como o que descreveu a Aline, diga a ele que venha visitar-me aqui em minha cidade,ok?
Beijo imenso,
B.B.

Georgia disse...

Marcos, da onde vc tirou essa ideia estapafúrdia de que segregamos os homens em frascos que diz no rótulo: "Só usar em caso de sexo" ou "não reagente à cópula"?
De que revista ilustrada cujo título deveria ser "mulher em 10 lições" vc ergueu essa sua rota teoria?
Não se preocupe, meu tom austero não condiz com as risadas que estou dando ao escrever esse texto. Achei de fato engraçado...

Pois meu amigo, se tu soubesse a quantidade obscena de mulheres que estão roendo a unha do pé para encontrar um cara que reúna qualidades memoráveis num único corpo, tu apagaria já esse texto e poria no lugar: "estamos em obras para melhor atendê-los"....

Sim, porque vc precisa reformular suas ideias já. Com urgência, massarico e furadeira...

Minhas amigas costumavam dizer que quando elas transavam muito com os namorados (ou seja, namoros de fato longos)aquilo logo virava um picolé de chuchu e elas ansiavam para pegar uma carne de outra churrascaria...Eu achava aquilo estranho, pois elas atrelavam o tesão pela novidade e para mim é justamente o oposto...Quanto mais eu conheço, desfruto, reconheço, experimento, saboreio e tempero, melhor o sexo fica...A intimidade transforma qualquer ato sexual numa festa para 100 convidados (embora os outros 98 não estejam presentes....)

Então, eu discordo veementemente dessa sua opinião MACHISTA que diz que nós mulheres somos seres vis que abusa do estrogênio para selecionar testosteronas...

Acredito que tudo o que queremos é companheirismo, conversa, carinho, compartilhamento, risadas, desfrute, desbunde, requinte, flores, chocolates, eu lavo e tu seca, cuidados médicos, socorro acadêmico, ombro móvel e sim, (com o perdão do termo chulo) alguém que NOS COMA MUITO BEM!

E que continue comendo, até que a morte nos separe.

Em qual universo paralelo isso realmente parece complicado?

Marcos* disse...

(risos) Georgia, adorei seu comentário, por razões que te explico com mais detalhes no e-mail que acabo de enviar! Vê se não esquece o caminho dos meus blogs, seus comentários são altamente apreciados por aqui. Beijos!